sábado, 26 de setembro de 2009

BLU RAY


O que é Blu-Ray?

Primeiro eram os disquetes que mudavam de formato, depois surgiram os CD´s e por último os DVD´s, qual será o futuro do armazenamento de dados? Após uma longa batalha contra o HD-DVD (DVD de alta definição), surge o vencedor que vai guardar seus dados dentro de pouco tempo: o Blu Ray.

Os filmes em alta definição exigiam que um novo formato de mídia fosse criado para suportar algumas horas nessa densidade de dados. Para atender a esta demanda, o Blu-Ray (ou raio azul) foi desenvolvido por empresas filiadas à Sony e recebeu este nome por causa da cor do seu raio de leitura. O disco é capaz de armazenar mais informação e a uma taxa de transferência superior a de um disco de DVD e ainda é mais resistente a riscos e obstruções por sujeira.

Discos de 50 GB

O novo formato é capaz de armazenar 25 GB de informação com uma camada simples e 50 GB com duas camadas, mas existem modelos de 100 GB, com quatro camadas, e projetos para 200 GB, com até oito camadas! Além do disco de apenas leitura, existem formatos que permitem a gravação permanente e a regravação doméstica do disco. Os leitores de Blu-Ray possuem suporte para menus modernos e o vídeo game Playstation 3 adotou o formato como disco padrão para seus jogo.



Leitores, gravadores e mídias Blu-Ray podem ser encontradas no mercado Brasileiro, mas é preciso estar preparado para isto. É necessário utilizar softwares compatíveis com o formato como: Okoker Blu-Ray DVD Burner, Ashampoo Burning Studio, AVS CD/DVD/BD Data Burner e Astroburn. Outras ferramentas permitem a você retirar ou alterar o código de região do seu disco como o Blu-ray Region Code Remover e recuperar os dados de discos danificados como o CD Recovery Toolbox.



Com a possibilidade de guardar muito mais informação e de aumentar a definição dos seus filmes em um disco com as mesmas dimensões, não queira continuar preso ao passado. Em pouco tempo continuar utilizando CD´s e DVD´s será como encontrar alguém carregando uma pasta cheia de disquetes na rua.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

REVISTAS PARA DOWNLOAD

Windows xp 400 dicas inéditas


Conteúdo:
- Lendo e entendendo o LOG de eventos- Ativação desnecessária para instalações do Windows- Remova o botão IR do Internet Explorer- Desativando a tela de inicialização- Desfragmentação de boot- Limpando o arquivo de troca ao desligar o computador- Como instalar localmente uma impressora remota?- Liberando memória virtual- Configurando o Windows para 256 cores quando necessário- Altere o programa queabre um arquivo- Compactação de Hardware ou Software. E muito mais…
Estilo: Revista

Gênero: Informatica

Tamanho: 16 Mb

Formato: Rar / Pdf

Idioma: Português

DOWNLOAD


Revista PC & CIA Informática

Estado sólido:
Os HDs estão com os dias contados. Mais rápidos, resistentes, silenciosos e econômicos, logo os SSDs tomarão conta do filão de mercado dominado pelos discos rígidos, os últimos componentes mecânicos de um computador.
Daniel Appel

SSDs Intel:
A Intel está entrando com tudo no mercado dos SSDs. Saiba como a empresa pretende resolver um dos maiores "gargalos" de desempenho dos computadores modernos.
Daniel Appel

Fusion-io ioDrive:
O poder de processamento disponível nos computadores evolui a passos largos, mas às vezes limitamos o desempenho devido a um sistema mal dimensionado de entrada e saída de dados.
Analisamos Fusion ioDrive, que tem por objetivo diminuir esta deficiência nos sistemas de armazenamento.
Alfredo Heiss

SSD Popular
Como montar, instalar e configurar um Solid State Disc (SSD) contruído com adaptadores e cartões de memória tradicionais.
João Carlos Cé Bassanesi

Alguns cuidados com discos rígidos comprados pelo grey market
Comprou um disco novo? De revendedor autorizado? Não?! Então, preste atenção aos casos relatados aqui para poder evitá-los.
Marcus Brandão de Moura


Estilo: Informática
Tamanho: 6.72 mb
Nº de páginas: 37 pags
Formato: Pdf
Idioma: Português-BR
Hospedagem: Megaupload/Easyshare

Megaupload: Download Easyshare: Download

Exame Informática - Setembro 2009Exame Informática - Setembro 2009 em formato PDF.

Nesta edição vai aprender a reaproveitar um computador antigo e transformar em um servidor multimidia, sem gastar um centavos.

Estilo: Revista - Informática
Tamanho: 58.62 mb
Formato: Rar
Idioma: Português-BR
Hospedagem: Megaupload/Easyshare

Megaupload: Download Easyshare: Download




Twitter - Entenda a fundo a ferramenta que está fazendo todo mundo falar.

Esta edição traz tudo sobre o Twitter, o tão falado fenômeno da internet.

São dicas de recursos, plug-ins, perfis divertidos, outros programas e serviços que vão fazer seus tweets ganharem o mundo.

Estilo: Revista - Tecnologia
Tamanho: 28.03 mb
Nº de páginas: 76 pags
Formato: Rar
Idioma: Português-BR
Hospedagem: Megaupload/Easyshare

Megaupload: Download Easyshare: Download




Revista Info Exame-Maio de 2009

Blu-Ray
Os preços caem. A alta definição deixa de ser um luxo e entra na sala da classe média

Windows 7
A Microsoft tenta corrigir os erros do Vista. Será que vai conseguir?

* Bacterias qjudam até a criar roupas autolimpantes
* 7 truques para editar suas fotos em lote
* Como o genoma muda a comida que esta no seu prato
* O que dá certo no Orkut, Twitter e companhia
* Aceleramos o GPS e os comandos de voz do novo Punto T-Jet

Estilo: Simulador
Tamanho: 35.12 mb
Formato: Pdf
Idioma: Português-BR
Hospedagem: Megaupload/Bitroad/Easyshare

Megaupload: Download Bitroad: Download Easyshare: Download

MUSEU DO COMPUTADOR

INTRODUÇÃO:

A origem dos teclados de hoje em dia veio da invenção da máquina de escrever criada por Christopher Latham Sholes em setembro de 1867. A máquina de escrever foi patenteada no ano seguinte. Começou a ser fabricada pela Remington Company em 1877. No começo do século vinte a máquina de escrever entrou no mundo dos negócios.
Christopher Latham Sholes .
História do teclado
Diversos dispositivos que imprimiam dados alfanuméricos eram usados no começo do século vinte. Fitas de papeis perfurados foram testados usando o telégrafo antes de 1881. O código Morse sonoro foi usado até meados de 1917 quando os circuitos principais, especialmente aqueles que usavam cabos como a API e a UPI foram convertidos para usar impressoras mecânicas. Sistemas de cartões perfurados, que eram usados a muitos anos para controlar máquinas de confeccionar, além disso começaram a criar empregos para as pessoas que guardavam os dados com as máquinas de tabulação. No século vinte a máquina de teletipo se uniu com a máquina de escrever, onde resultou em um nova forma de comunicação telegrafica, em 1930. Inicialmente essas máquinas imprimiam em uma fita de papel estreita, mas no final dos anos 30 papeis maiores poderiam ser usados. A tecnologia de cartões perfurados criada em 1881 ajudou a criar a guardar mensagens e depois poderiam ler de novo com um leitor mecânico.Sistemas de cartões perfurados similares foram ligados a máquinas de escrever como teclados, isso facilitava a entrada de dados numéricos. Desta maneira o sistema de cartão perfurado, junto com as perfuradoras, eram a base das máquinas de calcular que a IBM estava vendendo a mais de um milhão de unidades em 1931. Deste modo o que predominou na segunda guerra foram essas tecnologias.A segunda grande guerra ajudou na criação de computadores para quebrar códigos de mensagens crptografadas de guerra fazendo cálculos realmente rápidos para sua época. Mesmo antes da guerra algumas companhias como a Bell Laboratories começavam a trabalhar com computadores. Em setembro de 1940 G.R. Stibitiz demonstrou o MODEL 1 que utilizava uma entrada de teclado do teletipo. Essa demonstração foi única porque foi feita através de linhas telefônicas, algo que não seria repetido por mais de uma década.
Entretanto o próximo marco milionário foi o desenvolvimento do computador ENIAC em 1946. Esse computador utilizava um leitor de cartão perfurado que era lido pelo ENIAC. Essa máquina foi seguida pelo BINAC em 1948 que utilizava um teclado de máquina de escrever que escrevia dados diretamente nas fitas magnéticas. A fita era lida pelo ENIAC e os cálculos eram feitos e depois os dados saiam em uma máquina de escrever eletromecânica. Esses modos de operação eram conhecidos como modo de grupo, onde as coisas eram feitas uma de cada vez.Os anos 50 viram o começo da comercialização do computador. Computadores como o UNIVAC tinham um teclado que era usado para controlar o console, mas antes eles eram apenas para calcular números de maneira mais fácil. A entrada de dados era completa via modo de grupo, predominantemente com o uso dos cartões perfurados. A saída de dados era feita via linhas de impressão como uso da máquina de escrever para maior rapidez. O desenvolvimento comercial das máquinas de escrever eletromecânicas semelhante a IBM Selectric, contribuiu para a comercialização desses main frames que eram bem mais “fáceis” de se mexer do que os computadores antigos como o ENIAC. Esse foi um fator que fez a diferença para a comercialização dos main frames.SURGIMENTO DO VDTeles mesmo. Assim muitos computadores vieram dessa época onde era “fácil” montar computadores caseiros.Mais tarde o modo de grupo foi comercializado pelas as universidades como a MIT que começou a experimentar sistema multi usuários, conhecido como a era de compartilhar sistemas, onde cada usuário poderia compartilhar simultaneamente recursos de seus terminais de teletipo. O experimentos antecederam esses começaram no final dos anos 50. Em 1964, a MIT, Bell Laboratories e a General Eletric desenvolveram um tipo de sistema compartilhado chamado de MULTICS. O desenvolvimento dos sistemas compartilhados criaram uma nova necessidade de se fazer uma interface melhor do que a atrapalhada interface do velho teletipo. Com isso a desenvolvimento de vídeo terminais ( VDT de vídeo display terminals)aumentaram cada vez mais no final dos anos 60. O VDT juntou a capacidade das máquinas de escrever com de se escrever na tela de uma tv, esses foram os primeiros teclados sem ter que usar a imprissão em algum papel, eles apareciam direto na tela, e assim fazendo o trabalho muito mais rápido.Mais tarde em 1967 Control Data e Sanders estavam produzindo VDT’s. Harris estava vendendo eles em 1969,e a Hewlett Packard (HP) em 1972. Com o desenvolvimento do VDT usado em cooperação com o compartilhamento entre computadores respresentou uma grande mudança para a utilização do teclado como um dispositivo de entrada. Antes do advento do VDT, os teclados usados para acessar teletipos. Essas máquinas tinham a inerente limitação de velocidade por causa do mecanismo eletromecânico. O VDT não tinha nenhuma limitação quanto a isso. Os interruptores ligados nas teclas mandavam impulsos elétricos diretamente para os computadores, onde não havia envolvimento mecânico que era sinônimo de lentidão. A única limitação do VDT era a velocidade com que ela era escrita na tela, que no começo era relativamente lenta para a capacidade humana de digitar. Mas isso tudo mudará com a revolução do computador pessoal. Quase que simultaneamente com a comercialização do sistema de multi usuário no fim dos anos 60 foi introduzido os minicomputadores pela companhias como a Data General, Prime Computer, Hewlett Packard e outras. Esses computadores eram pequenos e geralmente utilizavam o console de máquina de escrever. Eles se tornaram mais populares durante os anos 70, onde a interface de máquina de escrever foi abandonada a favor da tecnologia VDT para essas pequenas máquinas.Os anos 70 viram a rápida expansão do main frame e do sistema de compartilhamento nas universidades e companhias privadas. Esses sistemas eram utilizados via modo de grupo para main frames, ou por VDT para sistemas de compartilhamento.
No final dos 70 e começo dos 80 de qualquer modo o uso de cartões perfurados parou quando a IBM, com o sucesso no comercio dos main frames, trocou todas as antigas máquinas por main frames. Foi ai que o VDT alcançou o paradigma do domínio da interface dos computadores.No final dos anos 70 o uso dos computadores expandiu significantemente porém ainda continuava sendo as universidades e grandes empresas que gastavam com essas máquinas pesadas. A expansão dos mini computadores contudo foi graças a um certo hobby que alguns universitários tinham de fazer computadores porTECLADOS QWERTY.
A rápida expansão dos computadores não ajudou na prevenção das doenças que os teclados causariam nas pessoas por movimento repetitivo.
Quando em 1984 a IBM lançou o PC/AT ele bem popular e qualquer pessoa conseguia digitar nele, o grande problema foi esse, quase que uma epidemia de pessoas com problemas nos braços por movimentos repetitivosUma emissão que ainda não havia sido mencionada era o layout do teclado. A industria de layout de teclados padrões possuía um monopólio virtual nos computadores. O QWERTY(olhe no seu teclado e veja essas teclas), é diferente de quando foi criado o teclado em 1880, o de antigamente era para se usar apenas com dois dedos e esse novo design é feito para se usar os dez dedos. E com isso os problemas de movimentos repetitivos pioraram drasticamente.
Outros layouts de teclado existiram. O mais notável foi um que se chamava Dvorak, esse nome veio de seu inventor o August Dvorak que era pesquisador ergonomista na universidade de Washigton. Em 1936 ele analizou a língua inglesa e viu quais eram as letras mais usadas mais freqüentemente.Então ele reorganizou as teclas no teclado na caixa alta deixando as mais usadas em cima, e em baixo ele colocava as letras mais usadas depois das de cima e por ai vai. Infelizmente esse layout não pegou, tudo porque ele era menos eficiente que o outro. O layout QWERTY se tornou de fato o padrão, e ele é o mesmo que se usava a um século atrás, isto porque os fabricantes não queriam que os que já sabiam digitar nas máquinas de escrever tivessem que reaprender a digitar.Com essa ascensão do teclado no uso com o VDT surgiram outros dispositivos que ajudariam muito os usuários de computador. Os dispositivos de ponteiros(dispositivos que selecionasse alguma localização no VDT), o famoso mouse, inventado em 1968 por Douglas Engelbart. O mouse não foi o primeiro dispositivo de ponteiro inventado. Canetas óticas, que usavam um censor de luz para mandar sinais para o computador e mover o ponteiro.
Com a introdução do Macintosh no meio dos anos 80 pela Apple, começou a fazer computadores já terem o mouse como padrão quando adquiridos. O Macintosh foi o primeiro computador feito em grande escala com recursos gráficos usando o mouse..Antes do Macintosh os PC IBM usavam linhas de instrução para executar comandos, com o surgimento do Macintosh o usuário não precisaria mais decorar linhas de comando para executar os programas, e isto prova que não foi o Windows o primeiro sistema operacional que usava ponteiros.E o tempo passou, e ainda temos QWERTY como o padrão de teclados no mundo. Mas no futuro os computadores não terão mais teclado, será por reconhecimento de voz, e tudo que se fala será “digitado” na tela. Enquanto esse tempo não chega teremos os problemas de movimentos repetitivos por uso dos teclados QWERTY.



ATALHOS DO TECLADO

Windows tem muitos atalhos no teclado que podem ser muito úteis no dia-a-dia.Abaixo tem alguns que acho que devem ser os principais.Se esqueci algum atalho importante, deixe um comentário.

Obs: [Win] = Botão com o logotipo do Windows.

[ Alt ] + [F4] ou [ Ctrl ] + [ W ] = Fechar janela.

[ Alt ] + [Tab] = Restaurar janela.

[ Alt ] + [ Espaço] = Menu de controle da janela aberta.

[ Alt ] + [ Esc ] = Alterna para a próxima janela na barra de tarefas.

[ Alt ] + [ Print Screen ] = Copia uma imagem apenas da janela aberta, e não da tela inteira.

[ Ctrl ] + [ C ] = Copiar.

[ Ctrl ] + [ V ] = Colar.

[ Ctrl ] + [ P ] = Imprimir.

[ Ctrl ] + [ Z ] = Desfazer ação.

[ Ctrl ] + [ A ] = Selecionar página toda (Internet) – abrir documento (Microsoft Office).

[ Ctrl ] + [ X ] = Recortar (mover).

[ Ctrl ] + [ T ] = Nova aba.

[ Ctrl ] + [ Tab] = Alterna as abas das janelas da Internet.

[ Ctrl ] + [ Alt ] + [ Del ] = Gerenciador de tarefa do Windows.

[ F10 ] = Seleciona os menus do programa atual.

[ Power ] = Desliga o pc.

[ Print Screen ] = Copia uma imagem da tela atual para uma área de transferência.

[ Shift ] + [ F10 ] = Corresponde a clicar com o botão direito na janela selecionada.

[ Shift ] + [ Seta] = Seleciona o texto na direção da seta.

[ Sleep ] = Colocar o pc em modo de descanso.

[ Wake Up ] = Tirar o pc do modo de descanso.

[ Win ] = Abre o menu Iniciar.

[ Win ] + [ M ] = Minimiza todas as janelas.

[ Win ] + [ R ] = Executar.

[ Win ] + [ E ] = Abre o Internet Explorer.

[ Win ] + [ F ] = Pesquisar arquivos ou pastas.

[ Win ] + [ Pause Break ] = Propriedades do sistema.

[ Win ] + [ L ] = Bloqueia o computador ou troca de usuário.

CUIDANDO DA SUA POSTURA


Cuidados com a postura eliminam grande parte das dores.

A maneira de sentar, andar, permanecer em pé ou deitado determina não só a qualidade da postura, mas a qualidade de vida das pessoas. O modo como cada indivíduo carrega seu próprio corpo tem influência direta sobre a dor e pode comprometer a saúde como um todo. A má postura afeta a posição de alguns órgãos internos, diminui o fluxo sangüíneo e pode prejudicar até mesmo a visão, diz Lafayette Lage, especialista em quadril e medicina esportiva, diretor da Clínica Lage Ortopedia de Ponta.De acordo com o ortopedista, todas as partes do corpo ficam em equilíbrio quando se tem boa postura. Em pé, é necessário que pescoço, ombros, coluna lombar, pélvis e quadril estejam todos alinhados. Sentado, enquanto o quadril suporta o peso do corpo, os pés devem estar totalmente apoiados no chão e a coluna deve receber todo suporte do encosto da cadeira.Lage defende que desde a infância é importante aprender a ter bons hábitos posturais. Grande parte das dores na fase adulta poderia ser evitada se as pessoas assumissem uma boa postura desde crianças. É muito importante corrigir casos em que a criança se apóia em uma só perna quando em pé, ou mesmo quando brinca sentada no chão sobre as pernas dobradas, ou ainda quando dorme de bruços. Tem adolescente que debruça metade do corpo sobre a carteira enquanto copia lições da lousa. Eles precisam de ajuda.Segundo o especialista, depois de anos cultivando hábitos nocivos ao deitar, sentar, parar ou andar, ossos e cartilagens sofrem um desgaste maior e localizado, sendo comum a pessoa começar a sentir dores agudas, como se fossem pontadas ou choques elétricos nas pernas, costas, ombros ou pescoço. A má postura na fase de crescimento, que vai do nascimento aos 20 anos, chega a torcer os ossos levando a um encaixe assimétrico nas pontas dos ossos e sobrecarregando as cartilagens. Algumas vezes, este desencaixe é tão grave que chega a ser de difícil solução, levando a uma artrose (desgaste) precoce da articulação.Cuide da postura ao dormirNós passamos quase um terço da vida dormindo. Daí a importância fundamental de adquirir bons hábitos posturais ao deitar. O ideal é permitir que a espinha permaneça em sua posição normal, com sua curva natural. Dormir de bruços deve ser combatido, já que a pessoa acaba não só forçando a coluna lombar, como também acaba entortando o pescoço. Essa é a razão por que muita gente acorda mal, mais cansada e dolorida. O ideal é dormir de lado, com um travesseiro que tenha a altura exata entre o ombro e o pescoço. Colocar um pequeno travesseiro entre as pernas ligeiramente flexionadas também é aconselhável para que o repouso seja restaurador, diz Lafayette Lage.Cuidado com os sapatos que prejudicam a posturaOs pés devem receber uma atenção especial, já que contribuem para a boa postura.

Os pés devem receber uma atenção especial, já que contribuem para a boa postura. Usar calçados confortáveis é uma das primeiras medidas recomendadas quando o assunto é dor. Saltos altos, formatos apertados, ou modelos que ponham em risco a estabilidade da pessoa podem resultar em dores nas costas, cansaço extremo nas pernas, enfim, uma série de desconfortos que chegam ao consultório dos ortopedistas diariamente.Dicas para aliviar a dorLage chama atenção para a importância dos exercícios regulares para a manutenção da boa postura. Há alguns exercícios simples que ajudam a fortalecer a musculatura, dando suporte à postura ideal. Confira:Para treinar o corpo a manter o alinhamento adequado, deve-se sentar no chão, com as costas contra uma parede. Certifique-se de que a cabeça, os ombros e o quadril toquem a parede e permaneça na posição por alguns minutos. O ideal é repetir o exercício diariamente até que se aprenda a alinhar a coluna. O paciente pode aproveitar a posição para fazer meditação ou relaxamento, também. Outra dica é adotar a posição anterior, tentando levantar e abaixar sem desencostar da parede.Para exercitar a espinha, deite-se de costas, eleve os joelhos à altura peito, envolvendo-os com os braços. Role o corpo de um lado para o outro nessa posição, sem soltar, por algumas vezes seguidas.Deitado de costas, repita os movimentos de bicicleta, com as pernas no ar. Pedale em grandes círculos, sem pressa e sem mover as costas.Finalmente, acostume-se a caminhar como se fosse um militar em desfile, ou seja, barriga encolhida, ombros e cabeça alinhados com a bacia para quem olha de lado. Essas dicas visam fortalecer toda musculatura que sustenta a coluna, que são os músculos abdominais, glúteos e paravertebrais.Cuidando da sua postura no computador:Todos nós sabemos que a postura da coluna é algo fundamental, mas acabamos esquecendo disso e passamos horas e horas na frente do computador, sentado de qualquer maneira, não é mesmo? Siga as dicas abaixo e evite futuros problemas com a saúde.

1) Evite passar horas sentado em frente ao computador, procure descansar a cada 50 minutos. Levante de vez em quando, "estique" o corpo.

2) A cabeça deve estar reta ou inclinada ligeiramente para frente. Evite trabalhar com a cabeça ou tronco torcido.

3) Evite ficar com os ombros caídos.

4) As suas costas devem ficar retas ou levemente inclinadas para trás. Procure usar uma cadeira com regulagem de altura, assim você pode ajustá-la de acordo com seu tamanho, principalmente quando várias pessoas utilizam o mesmo computador e, é claro a mesma cadeira.

5) Não deixe seus pés pendurados, mantenha-os inteiramente apoiados sobre o piso. Se preferir tente descansá-los em algum tipo de apoio.

6) Procure manter os pulsos os mais retos possíveis enquanto estiver utilizando o teclado ou o mouse. Em caso de dor ou incomodo nos pulsos, procure usar um teclado ergonométrico, desenvolvido especialmente para isso.

7) Mantenha a tela do monitor numa altura mais baixa que a cabeça, pois dessa forma você não precisará forçar os olhos olhando para cima.

8) O local de trabalho deve ser bem iluminado, se for preciso instale uma luminária. A luz deve ser branca e de alta intensidade, e não deve ser dirigida para o seu rosto, nem focalizada diretamente sobre a tela do computador. Os protetores de tela ajudam a diminuir e uniformizar a luminosidade.


Fonte:Doutor Lafayette Lage
Como eu faço para instalar um programa?
Caso você tenha adquirido este programa na Internet, via download, localize a pasta onde o arquivo executável encontra-se e clique sobre o mesmo. O processo de instalação será iniciado.Caso você deseje instalar um software a partir de um disquete ou CD, existem 2 maneiras diferentes de começar a instalar. Uma é através do Windows Explorer ou Meu Computador – localizando o arquivo executável relativo à instalação – geralmente setup.exe, instalar.exe, install.exe, config.exe, etc..., no respectivo drive, e clicando sobre o mesmo. Mas vou me ater à segunda alternativa, mais fácil.Acesse o menu Iniciar ® Configurações ® Painel de Controle. Dentro da janela que aparece, clique sobre o ícone “Adicionar e Remover Programas”.A janela será aberta na guia Instalar/Desisntalar. Clique no botão Instalar. O Windows irá procurar em que drive encontra-se o CD ou disquete de instalação e o arquivo executável. Caso não o encontre (o que é pouco provável), aparecerá uma janela para que você procure manualmente o arquivo de instalação (com terminação EXE) para que a mesma tenha início. Caso isto seja preciso, será necessário que você possua mínimos conhecimentos sobre manuseio de pastas e arquivos.Mas vamos partir do princípio de que o Windows encontrou o seu arquivo – o restante da instalação é bastante intuitivo, bastando normalmente clicar em next, próximo, adiante, continuar, coisas do gênero. No entanto, de vez em quando é preciso dar uma pensada, OK?No caso de um download, você vai seguir os mesmos passos acima descritos para a instalação. Só que ao invés de inserir um CD ou disquete, o seu arquivo executável estará naquela pasta que lhe foi mostrada quando você mandou fazer o download (vide pergunta referente a download). Da mesma forma, o processo de instalação básico é bem parecido a maior parte das vezes.No caso específico do ICQ, existe um momento em que você deverá estar conectado à Internet, pois existem passos da instalação que dependem de um número que lhe será fornecido por um servidor remoto (o número UIN – Universal Internet Number, que lhe será fornecido quando da instalação do ICQ). Portanto, o processo é um pouco mais complicado para os iniciantes. Talvez eu faça um tutorial a respeito... Cobrem-me! Mas se você estiver disposto a tentar, saiba que vai ser preciso escolher uma senha e um nick (apelido, em inglês). Anote o nick, número UIN e senha em algum lugar (prioritariamente esta última), tendo de preferência um papel à mão (aquele antigo, de celulose, que os cupins adoram!).E como desistalar um programa? Como não devo fazer para desinstalá-lo?
O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER:
Pessoal, o que gente aparentemente tarimbada faz de burrice quando se trata de desinstalar um programa não está escrito! Talvez por se lembrarem dos velhos tempos do DOS ou do Windows 3.1, quando tudo era menos complexo, os “experts” costumam muitas vezes desinstalar um programa simplesmente deletando a pasta na qual estão contidos os seus arquivos! E o que isto costuma dar de problemas... Já tive que socorrer vários amigos e reinstalar o próprio Windows por causa desta pequena leviandade... E não pensem que são pessoas cruas em informática não. Alguns são até estudantes de computação!Ocorre que quando você simplesmente deleta a pasta referente ao programa (geralmente com o seu nome), por vezes o Windows trava na inicialização – no processo chamado Post (Power On Self Test) – aquele carregamento dos arquivos que “trazem” o sistema operacional para sua máquina. Com freqüência aparece uma tela preta dizendo que falta o arquivo *.vxd. Isto aconteceu com um amigo. Ele precisava teclar "enter" em todas as telas até que o Windows conseguisse finalmente entrar - aos trancos e barrancos! Por vezes o Windows não entra de jeito nenhum.
PORTANTO, EM HIPÓTESE ALGUMA DESISTALEM UM PROGRAMA DELETANDO A PASTA QUE CONTÉM OS SEUS ARQUIVOS!
E se você, por azar, acabou de fazer a besteira, mas a pasta ainda está na Lixeira, vá lá, cate de volta e tudo vai funcionar direitinho! Mas caso a tenha esvaziado... pode chorar!
CUIDADO COM O USO INADVERTIDO DOS ATALHOS PARA UNINSTALL QUE APARECEM NO MENU INICIAR.
Se por engano você clicou lá (e provavelmente, sem perceber, confirmou), então deixe a desinstalação ser completada. Se tentar cancelar ou desligar o computador vai ser pior. Isto aconteceu recentemente com um amigo, e vou ter que tentar reinstalar o programa.Melhor explicando: estes atalhos para desinstalar um programa são válidos e muito úteis quando você realmente deseja desinstalá-los. Mas se o que você queria era simplesmente acessar o programa e clicou lá por engano... Este é o problema que estou relatando! Se o processo começou, mesmo contra a sua vontade, não o interrompa – poderá complicar depois o processo de reinstalação.
A MANEIRA CORRETA DE DESISTALAR UM PROGRAMA
Acesse o menu Iniciar ® Configurações ® Painel de Controle. Dentro da janela que aparece, clique sobre o ícone “Adicionar e Remover Programas”.A janela será aberta na guia Instalar/Desisntalar. Será exibida uma lista dos programas instalados pelo Windows – desde que programas elaborados para Windows 95/98. Clique no programa que deseja desinstalar, selecionando-o. Aparecerá a opção “Adicionar ou Remover”. Vá seguindo os passos, confirmando que deseja realmente remover, e assim por diante, de uma maneira semelhante à da instalação de programas – mas bem mais rápida.Outra forma é a mencionada acima, clicando nas opções de UNINSTALL que por vezes aparecem no Menu Iniciar, na mesma pasta que possui o atalho para executar o programa. Se a sua intenção é desinstalar, esta é uma opção igualmente válida.
Como ligar o computador:
Para ligar o computador, antes de tudo verifique se o filtro de linha está ligado (se houver um em sua casa). Feito isto:Se você for acessar a Internet, conecte o plug telefônico do modem à tomada telefônica. Caso não vá se conectar, esqueça deste passo. Se ainda não tiver certeza, deixe para decidir mais tarde. Nada impede que você conecte seu micro na linha telefônica mais tarde, quando for acessar a rede.1) ligue o estabilizador.2) Pressione o botão Power que fica no gabinete do micro3) Ligue o monitor, pressionando o botão próprio.Demorará algum tempo para que o sistema operacional seja carregado para a máquina, portanto, aparecerão algumas telas pretas e a própria tela Windows até que “tudo se ajeite” na tela e você possa começar a trabalhar. Você não precisa digitar nada para entrar no Windows, a não ser que tenha criado uma senha. Neste caso, para entrar em sua área de trabalho específica, digite sua senha e tecle OK.Como desligar o computador:Depois de ter executado todas as tarefas desejadas (editado e salvo seu texto, navegado pela Internet, trabalhado sua foto, enfim, tiver terminado o seu trabalho) siga os seguintes procedimentos para desligar o computador:1) Clique no botão Iniciar, situado na barra de tarefas normalmente situada na parte inferior da tela;2) No menu que aparecerá, clique em Desligar3) Aparecerá uma caixa de diálogo, perguntando “o que você deseja fazer”, e apresentando 4 opções (pode existir em seu micro mais ou menos opções, dependendo do tipo de instalação que foi feita.· colocar o computador em modo de espera· desligar o computador· reiniciar o computador· reiniciar o computador em modo MS-DOSNormalmente, se você não reiniciou o computador anteriormente, a opção que encontrará como padrão (aquela preenchida pela “bolinha” preta) será mesmo “desligar o computador”. Neste caso, somente clique em “OK”. Caso outra opção esteja marcada, desmarque-a, simplesmente clicando com o mouse no círculo correspondente à opção “desligar o computador”. Você perceberá que somente uma opção pode ser preenchida. A seguir clique em OK.Em computadores padrão[1], aparecerá um aviso “seu computador está sendo desligado” e em seguida uma “tranquilizadora” mensagem: “Seu Computador já pode ser desligado com segurança”. Somente depois desta mensagem, proceda aos seguintes passos:1) Desligue o monitor;2) Desligue o botão power do gabinete;3) Desligue o estabilizador.Quanto ao filtro de linha (se tiver), desde que não esteja chovendo com relâmpagos, você não precisa desligá-lo.OBS: somente para o caso de ter “plugado” sua linha telefônica à Internet – desconecte a tomada do modem da linha telefônica. Este passo pode ser dado antes ou depois das 3 etapas descritas acima.[1] Em micros mais modernos, após clicar em OK, o botão POWER automaticamente será desligado pelo sistema. Você não verá as mensagens acima descritas. Resta-lhe então somente 2 passos:1)desligar o monitor2)desligar o estabilizador, deixando o filtro de linha ligado em caso do tempo estar bom.OBS: esta configuração de “desligamento rápido” dos micros da linha Aptiva pode ser desabilitada por usuários avançados.

DEVO LIGAR MEU COMPUTADOR EM DIAS DE CHUVAS?
Não. Aliás, além de ser totalmente desaconselhável você ligar seu micro, o melhor mesmo é desconectá-lo da tomada.[1] Embora eu tenha o mau costume de deixar os meus micros sempre ligados ao filtro de linha, que, no meu caso, é o “ultimo degrau” entre os mesmos e a tomada de força, o recomendável é que você desconecte tudo da tomada. Ou seja, se o seu micro estiver com o estabilizador diretamente ligado à tomada, desconecte-o da mesma, de modo que nada fique ligado à tomada de força (as recomendações quanto à linha telefônica que dou é deixar sempre a tomada do modem desconectada).

Dicas

COMO FAZER VIDEO CASEIRO
VEJA ALGUMAS DICAS

Definitivamente a melhor dica em que podemos ressaltar se tratando de vídeos caseiros é a utilização de um programa chamado Windows Movie Maker, ele possibilita que você faça os seus vídeos caseiros ficarem com um resultado mais profissional. É só saber mexer!Inclusive para quem não sabem, há muitos tutoriais disponíveis na internet para que você possa estar consultando. O Youtube é o site essencial para você que deseja aprender mais se tratando do assunto. Por isso não deixe de experimentar, o Windows Movie Maker realmente é um excelente editor de vídeo!

COMO CAPTURAR IMAGENS E TRABALHÁ-LAS USANDO A TECLA PRINT SCREEN OU PROGRAMAS AUXILIARES

Juju, MAS EU SÓ QUERIA SABER PRA QUE RAIOS SERVE ESTA TECLA PRINT SCREEN!!!Quando você tecla PRINT SCREEN, você envia á área de transferência do Windows a imagem que aparece na tela do micro. Sim, a tela inteira, incluindo a barra de tarefas, aquele retângulo que ocupa a parte inferior. Recentemente aprendi um truque: pressionando PRINT SCREEN juntamente com a tecla ALT (ALT + PRINT SCREEN), estando você com uma caixa de diálogo ou janela ativa, o que irá para a clipboard é esta janela, e não a tela toda!!!

TOU BOIANDO... PRA QUE SERVE TUDO ISTO???
Eis uma pergunta deveras importante. Através desta tecla poderemos capturar uma imagem da tela do computador, enviando-a à área de transferência do Windows. Bem, mas você poderia então me indagar: mas o que vem a ser "área de transferência"?...

MAS O QUE É ÁREA DE TRANSFERÊNCIA???

OK, chamamos de área de transferência (em inglês o termo é CLIPBOARD) a uma parte da memória RAM do computador onde podemos armazenar temporariamente qualquer tipo de "objeto" para depois realocá-lo em outro "local", seja dentro do mesmo programa ou em outro. Este "objeto" pode ser, por exemplo, um som, uma imagem, um bloco de texto, uma planilha eletrônica, uma tabela, enfim, o que quisermos!!! Normalmente, para enviarmos um objeto - seja ele qual for - à área de transferência nos utilizamos via teclado das teclas CONTROL + C pressionadas simultaneamente. Este objeto lá permanecerá, até que enviemos outro em seu lugar. Se você pressionar CONTROL C duas ou dez vezes, mandando para a clipboard diferentes objetos, o que lá estará será o último enviado. Assim que você "manda" algo novo para a clipboard, o que antes lá estava será substituído pelo novo objeto.E, finalmente, para "resgatar" o objeto em outro local, utilizamo-nos de outra combinação de teclas: CONTROL + V, pressionadas ao mesmo tempo.

ATENÇÃO: neste processo, o objeto estará sendo COPIADO para o novo local. Se a sua intenção for realmente "transferir" o objeto de um local para outro, deletando-o de sua origem para colá-lo no destino, você poderá utilizar-se das teclas CONTROL + X (recortar, cut). Eu, particularmente, não me utilizo muito deste comando. Prefiro copiar do local de origem (CONTROL C), a seguir colar no local de destino (CONTROL V) e depois simplesmente deletar manualmente o objeto no local de origem, através, por exemplo, da tecla DEL (delete). Acho mais seguro realizar o processo por etapas - evita acidentes desagradáveis.Bem, a partir do momento em que você tem uma imagem da tela de seu micro na área de transferência, poderá colá-la, através das teclas CONTROL + V onde quiser. Exemplos: no programa WORD, no FRONTPAGE, e num editor de imagens, como o Adobe Photoshop, o Paint Shop Pro ou simplesmente no Paint que está nos ACESSÓRIOS do Windows (Iniciar > programas > acessórios> Paint).Vamos supor que você use o programa Paint ou algum outro editor de imagens (o word vai salvar automaticamente a imagem assim que o arquivo for salvo, já incorporada ao mesmo; o frontpage também salva, mas como um arquivo à parte): cole lá a sua tela ou parte dela (uma janela, uma caixa de diálogo) teclando CONTROL V. A partir daí esta imagem poderá ser trabalhada, como se faz normalmente com todos os editores de imagens, e depois salva, por exemplo, no formato JPG.

PARA QUE EU PRECISO SALVAR UMA IMAGEM DA TELA DE MEU COMPUTADOR?Gente, isto é super útil!!! Eu uso para elaborar meus artigos de informática, inclusive este. Mas uma outra aplicação é a seguinte: vamos supor que você deseje fazer alterações importantes no Windows, mudar configurações que você não conhece direito, e gostaria de saber o que está fazendo, para poder desfazer depois em havendo necessidade. Mais fácil do que escrever num papel, é simplesmente "fotografar" as telas com as configurações ANTES e DEPOIS de sua interferência.
VAI MUDAR AS CONFIGURAÇÕES DE SEGURANÇA, CONTROLES ACTIVEX E ALGO QUE O VALHA???

Ok, vá sem medo mas consciente do que está fazendo!!! Fotografe passo a passo tudo o que fizer, pode ser direto no programa WORD (eu uso o Frontpage por estar atualmente mais acostumada), sem pressa, passo-a-passo.Depois de tudo feito, tendo você todas as informações de como tudo estava ANTES e DEPOIS de suas alterações, IMPRIMA NUMA FOLHA UMA PÁGINA COM AS INFORMAÇÕES. Por conhecer um pouco deste universo "informático", eu sempre digo: NUNCA CONFIE EM COMPUTADORES, use mídias removíveis confiáveis, seja um CD, disquetes, ou simplesmente o velho e amigável papel!!!

É POSSÍVEL ACESSAR ESTA MISTERIOSA ÁREA DE TRANSFERÊNCIA? ONDE FICA ESTE BICHO?
Para acessar o conteúdo da área de transferência, clique em Iniciar > Programas >Acessórios e depois em "Ferramentas de Sistema" e daí em "Visualizador da área de transferência", algo assim. Não tenho conhecimento dos termos exatos na língua portuguesa, pois o meu Windows está em alemão (o meu caminho é: Start > Programme > Zubehör > Systemprogramme > Zwischenablage).Veja abaixo a tela que capturei do "Visualizador da Área de Transferência": na barra de títulos lê-se: Ablagemappe [Zwischenablage], que equivaleria em português a algo como "Mapa de área de transferência [área de transferência]" - algo p



O QUE É FAZER DOWNLOAD?


Você vive falando em “fazer download” de um programa. Mas, afinal, o que significa isto?
Na Internet é muito comum fazermos “download” de um programa, ou seja, “baixarmos” um software para nosso micro, usando a rede. Temos vários programas disponíveis para download na Net, ou seja, que podemos “trazer para dentro de nosso micro” a partir de um computador remoto. Na verdade não é apenas de programas (arquivos executáveis, terminação *.exe) que podemos fazer download. Podemos fazer download de fotos, textos, sons, do que quisermos e estiver acessível. Na verdade, cada vez que acessamos uma página da Web, estamos fazendo “download” da mesma, ou seja, ela está sendo carregada para nosso micro de um computador remoto.Existem programas disponíveis na Web chamados de freeware (pelo qual não precisamos pagar nada), outros chamados de shareware (também não pagamos nada, mas de duas uma: ou o programa é limitado – funciona “parcialmente” ou expira após um determinado período) que destinam-se a servir como demonstração para que você posteriormente o adquira pagando alguns dólares. Os “expiráveis” também são chamados de “trial” e os limitados de “demo”.O processo inverso do download é o upload, isto é, quando você envia arquivos de seu micro para um computador remoto. Quando estou publicando minhas páginas na Net, na realidade estou enviando arquivos de minha máquina para um servidor remoto. Do meu ponto de vista, estou fazendo um “upload”. Por isto que vocês podem acessar o meu site a hora que quiserem, ele sempre estará lá... Ou pensam que fico com meu micro ligado 24 horas por dia? Na verdade quando se cria um site, temos que enviar todas as páginas e atualizações para um computador hospedeiro que fica disponível o tempo todo!Bem, toda vez que você clica no link para download, ser-lhe-á feita uma pergunta (pelo Windows): “executar este programa a partir do local atual” ou “deseja salvar este arquivo em disco?” (normalmente esta última opção está marcada). O procedimento correto é escolher esta alternativa – salvar em disco. A seguir, aparecerá uma caixa de diálogo perguntando-lhe em que local deseja salvar o arquivo e com que nome (e também “salvar como tipo”). O nome é aconselhável que você deixe como está (ou, se mudar o nome, não mude a extensão, pois isto provavelmente fará com que o arquivo não funcione!). Quanto ao local, é importante que você se lembre mais tarde ONDE mandou salvar o seu arquivo, OK?Normalmente, já existe um local pré-definido na caixa de diálogo. Se você quiser que seu arquivo seja salvo lá, não mude. Se quiser salvar em outro local, especifique outra pasta (aqui são necessários conhecimentos de Windows Básico - gerenciamento de pastas e arquivos). É importante, caso você não saiba ou não queira alterar o local, anotar num papel (ou na cabeça, se confiar em sua memória...) ONDE mandou salvar este arquivo. Após ter especificado (ou aceito o local pré-definido), clique em OK. Depois de um certo tempo (te aconselho a ir tomar um lanche, ver televisão...), que vai depender do tamanho do arquivo, da capacidade de seu modem e da qualidade de sua linha telefônica, o processo será finalizado. Por vezes ocorre da linha cair durante a transferência, e isto é bastante irritante, por isto os usuários mais avançados costumam usar outros programas para download, que não fazem parte do pacote Windows, como o GetRight, por exemplo. Estes programas permitem reiniciar uma transferência a partir do ponto em que ela foi interrompida. Mas não falaremos disto por hoje.Bem, o próximo passo será instalar o programa – caso você tenha efetuado download do mesmo. Para tanto, localize o arquivo executável na pasta onde você mandou salvá-lo e clique sobre este. Os demais procedimentos correspondem à instalação de qualquer programa – veja a pergunta referente a instalação de programas.

INFORMÁTICA

O QUE É ?Quando falamos ou ouvimos falar a palavra Informática associamos de imediato a palavra computador. Esta associação tem muito sentido, pois, sem dúvida, os progressos realizados no domínio dos computadores que estiveram na base do desenvolvimento de uma nova ciência, a CIBERNÉTICA ; Ciência definida como: A ciência que estuda as leis gerais da informação.Quando precisamos recorrer aos meios automáticos para realizarmos quaisquer operação em um sistema de informação, penetra-se no mundo da INFORMÁTICA .Mas, de onde vem a palavra informática? Não é uma palavra americana?É, por incrível que pareça a palavra informática não é americana, ela é italiana, foi criada antes da década de 70 e nasceu da junção de outras duas palavras:

infor = informazione

mática = matemática

A LINGUAGEM VIRTUAL
A Língua Portuguesa é viva e riquíssima em palavras, das quais muitas sofreram transformações ao longo dos anos. Uma dessas mudanças é governada pelo “princípio da economia”, manifestado nos vocábulos, que consiste em reduzir as palavras a fim de obter uma comunicação mais rápida e dinâmica, desde que haja entendimento. É o caso, por exemplo, da evolução do pronome de tratamento “vossa mercê”, atualmente conhecido como “você”. Essa síntese vem aumentando a cada dia entre os falantes. Entretanto, com o advento da internet e a popularização da comunicação digital, percebemos uma forma de escrita muito estranha e até mesmo contraditória.Certa vez, entrando no meu orkut para ver meus recados, deparei-me com uma mensagem da minha amiga que me espantou, que dizia: “Oi tb? passei aki pra ti dixer q xiamu. bom fds.” Fiquei horas pensando... o que isso quer dizer? Seria uma mensagem secreta? Uma pegadinha? Ou eu teria adquirido um inimigo virtual?... depois de muita reflexão e algumas xícaras de café, meu cérebro conseguiu decifrar a bendita frase. Ela queria dizer simplesmente: “Oi, tudo bem? Passei aqui para te dizer que te amo. Bom fim de semana.”Não acreditei em tamanha inovação. Confesso que fiquei muito surpresa por não ter conseguido decodificar de imediato uma mensagem tão simples da nossa língua portuguesa. O que me intriga é que, cada vez mais, esse tipo de construção tem entrado na mente das pessoas como se fosse uma abreviação, tornando-se tão natural que acaba fazendo parte da escrita não só da internet, mas também de toda a produção textual.Não sou contra que sintetizem as palavras, porém o que não entendo é por que escrevê-las errado. O que leva uma pessoa a trocar “Te amo” por “Xiamu”? Que tipo de síntese é essa? Certamente é a semelhança entre os sons, bem como na palavra “tchau”, mas isso não é o bastante para tal substituição.Enfim não me preocupa o fato de se comunicarem assim, descontraidamente, na internet, mas sim que passem a escrever desta mesma maneira nas provas, redações, trabalhos, etc e recebam a seguinte mensagem do professora: “Naum intendi nada, porissu vc tiro um xeru!”
Aprenda a linguagem da informática!

Tudo o que você queria saber sobre a linguagem da informática está explicadinho aqui de A a Z.
A
ACROBAT Programa de leitura e navegação
APLICATIVOS Programas voltados diretamente aos usuários finais
ARPANET Primeira forma de comunicação em rede.
ATTRIB Comando que define atributos definidos.
AUTO CAD Programa para engenharia
--------------------------------------------------------------------------------

B
BACK SPACE Tecla que retrocede o cursor apagando o caracter da esquerda.
BACK UP Cópia de segurança
BANDWIDTH É a quantidade de informação transmitida em determinado tempo, via ondas de rádio ou fibra ótica.
BARRAMENTO Forma topológica de rede mais comum.
BBS Bullentin Board System, por linha telefônica. Vários computadores acessam um servidor comum e restrito apenas aos seus usuários.
BIT Digito binário .
BIT É a menor unidade de informação do computador.
BNC Conector de cabo de rede .
BOOT REMOTE Boot por chip para a conexão de rede
BROWSERS Programas navegadores para a Internet
BYTE Conjunto de oito bitsBYTE Conjunto de 8 bits .
--------------------------------------------------------------------------------
C
CACHE Lam-estática
CD Disco de Armazenamento
CD-ROM Unidade para a leitura de CDs
CHAT Bate-papo virtual por meio de troca de mensagens de áudio e vídeo. Começou nas tradicionais salas como a ZAZ e migrou para programas dedicados a isso, como ICQ e o IRC.
CHIP Componente integrado feito de silício
CHIP Pastilha de semicondutor ( ex. : silício ) .
CHKDISK Corrige erros no disco .
CIBER ESPAÇO Mundo virtual, em que os cidadãos ingressam no espaço por meio de computadores.
CMOS SETUP Chip que armazena configurações
COOLER Ventilador de processador
CPU Unidade Central de Processamento.
CPU Control Process Unid, unidade central de processamentos, onde acontece o todo .
CRIPTOGRAFIA Codificação de uma informação .
CTRL Tecla de computador - atalho.
--------------------------------------------------------------------------------
D
DELPHI Linguagem de programação
DELPHI Linguagem de alto nível usada para elaboração de softwares.
DESKTOP Gabinete no formato verticalDIR Mostra os arquivos existentes em um disco.
DISCO DE BOOT Contém arquivos de inicialização.
DISQUETE Unidade de Armazenamento.
DOWNLOAD È um processo de baixar dados arquivado na rede. È quando você carrega um arquivo.
DRIVE Dispositivo de entrada e saída de dados .
DRIVER Arquivos necessários na aplicação de certos programas.
--------------------------------------------------------------------------------
E
E-MAIL Mensagem eletrônica em rede
ETHERNET Tipo de rede.
EXE Extensão de arquivos executáveis
EXEL Planilha eletrônica
EXPLORER Browser, navegador usado para acessar Internet, com recursos específicos para agilidade e facilidade de acesso.
--------------------------------------------------------------------------------
F
FIBRA ÓTICA Meios que conduz sinais luminosos
FIRM WARE Software básico gravado em
EPROMFLEXIBLE DISK Unidade móvel de armazenamento
FLOPS Bilhões de operações por segundo .
FLOPY-DISK Disco Flexível, unidade de armazenamento
FRONT END Onde a informação é mostrada para o cliente
FRONT PAGE Página de Internet
FTP Arquitetura que permite transmitir arquivos na rede .
FTP Arquivo de lote que serve para efetuar download em arquivos da Internet.
--------------------------------------------------------------------------------
G
GB Gigabytes , equivale a1024 Mbytes.
GIGABYTE 1024 Mbytes
GOPHER Ferramenta de navegação
--------------------------------------------------------------------------------
H
HACKER É a pessoa que invade sistemas de computadores. Designa um internauta muito experiente, capaz de entrar em redes sem acesso permitido.
HARD DISK Unidade Fixa de Armazenamento.
HARDWARE Parte física do computador
HELPDESK Profissional que ajuda outras pessoas na rede, resolvendo problemas e informando.
HEPTABYTE 1024 Pbytes
HOME PAGE Sinônimo de página, ou sites, é a tradicional página da Internet.
HOST Servidor, é o hospede que guarda as páginas ou os arquivos na rede.
HTML Linguagem padrão da Web .
HTTP Hypertext Trasport Protocol, o protocolo que define como o computador de um internauta "fala" com uma página em servidor e passa a trabalhar com protocolos relativos a WWW.
HUB Periférico utilizado em determinada topologia de rede .
--------------------------------------------------------------------------------
I
IBM Empresa fabricante de computadores.
ICQ Pequeno programa que informa quando um amigo está online e permite a troca de mensagens e de arquivos.
INTERNET Rede mundial de computadores.
INTRANET Rede parecida com Internet, porém reservada a uma empresa. Uma intranet pode ser ligada a Internet.
IPX/SPX Protocolo de rede .
IRC Internet Relay Chat, um dos sistemas que permite o bate- papo virtual em salas de acordo com o gosto do freguês .
IRQ È um canal de comunicação entre um item de hardware e processador do computador.
ISDN Integrated Service Digital Network.. È um passo adiante no acesso a Internet pelas linhas telefônicas. Também permite o envio de recepção de dados e voz ao mesmo tempo.
--------------------------------------------------------------------------------
J
JAVA Linguagem de programação aceita em todas as plataformas .
--------------------------------------------------------------------------------
L
LAN Rede local
LINK Pode ser indicação de um endereço ou a ligação para outra página ou imagem.
LOGIN Forma para identificar um computador ou pessoa dentro de um sistema.
--------------------------------------------------------------------------------
M
MAIL SERVER O servidor que controla o envio das mensagens.
MAILING LIST Lista de e-mail.MB Megabytes, equivale a 1024 Kbytes.
MODEM Periférico utilizado para conexão via linha telefônica .
MP3 Formato para reduzir o tamanho dos arquivos de música geralmente com qualidade próxima a de um Cd.
MS-DOS Sistema operacional de disco.
--------------------------------------------------------------------------------
N
NETBEUI Protocolo de rede .
NETSCAPE Navegador da Internet
NT Programas Windows
--------------------------------------------------------------------------------
O
ON LINE Conexão em linha na rede
--------------------------------------------------------------------------------
P
PC Computador pessoal .
PCI Tipo de barramento presente em computadores para o encaixe de placas específicas.
PLUG AND PLAY Drivers conhecidos pelo windows .
PROTOCOLO Para que os computadores se entendam deve usar o mesmo protocolo, falar o mesmo idioma.
--------------------------------------------------------------------------------
R
R 145 Conector de cabo de rede .
RAM Memória de trabalho (volátil)
--------------------------------------------------------------------------------
S
SGML Linguagem utilizada para formatação .
SHIFT Tecla de computador - caps lock.
SLOTS Local onde são encaixadas placas
SOFTWARE Parte lógica que trabalha em cima da parte física .
SQL Editor de banco de dados.
--------------------------------------------------------------------------------
T
TCP/ IP Protocolo de rede utilizado na Internet .
TEL NET Conexão remota
TERABYTE 1024 Tbytes
TOKEN RING Padrão de rede
TOPOLOGIA Forma de rede interconectar.
TRACK BALL Um mouse em forma de esfera
TRANSDATA Transmissão de dados.
TRANSEIVER Conversor de sinais
TRANSISTOR Amplificador de cristal
--------------------------------------------------------------------------------
U
UNIX Sistema operacional de computadores.
UPGRADE Quaisquer melhoramento efetuados a nível de softwares e hardware.
UTILITÁRIOS Programa de apoio ao sistema operacional
--------------------------------------------------------------------------------
V
VÁLVULA Dispositivo que conduz a corrente elétrica num só sentido .
VISUL BASIC Ferramenta de Programação
--------------------------------------------------------------------------------
W
WAN Wide área
NETWORKWAN Interligação de computadores distantes .
WEB Antigamente a Web era somente uma rede para troca de conhecimento entre pesquisadores, hoje é usada desde jovens adolescentes até doutores aprofundando seus conhecimentos.
WEBCARDS São cartões eletrônicos.
WORD Editor de texto
WORKSTATION Estação de trabalho em rede .
WWW Word-Wibe-Web, w3 ou teia de computadores. São os diversos servidores que trabalham dentro do protocolo http, com as páginas gráficas da Internet.
--------------------------------------------------------------------------------
X
XML Linguagem de programação para a INTERNET

Agradecimentos

Quero deixar aqui minha gratidão, em primeiro lugar a Deus pela possibilidade de viver nesse tempo e também aos amigos e amigas que passaram por aqui e dividiram comigo aprendizado e conhecimento. Grande abraço a todos.

Tributo a mulher madura

TRIBUTO À MULHER MADURA
O rosto da mulher madura entrou na
moldura dos meus olhos.Há uma serenidade nos seus gestos, longe dos desperdícios da adolescência,
quando se esbanjampernas, braços e bocas ruidosamente.
A adolescente não sabe ainda os limites do
seu corpo e vai florescendo estabanada.
É como um nadador principiante,
faz muito barulho, joga muita água
para os lados.
Enfim, desborda.A mulher madura nada no tempo e
flui com a serenidade de um peixe.
O silêncio em torno de seus gestos
tem algo do repouso da garça
sobre o lago.Seu olhar sobre os objetos não
é de gula ou de concupiscência.
Seus olhos não violam as coisas,
mas as envolvem ternamente.
Sabem a distância entre o corpo
e o mundo.Ela é assim: tem algo de orquídea
que brota exclusiva de um tronco, inteira.
Não é um canteiro de margaridas jovens tagarelando
nas manhãs.A mulher madura é um ser luminoso e
repousante às quatro horas da tarde,
quando as sereias se banham e saem
discretamente perfumadas com seus filhos
pelos parques da cidade.
Pena que seu marido não note,
perdido que está nos afazeres do dia a dia.
Ele não sabe, mas deveria voltar
para casa tão maduro quanto
Yves Montand e PaulNewman,
quando nos seus filmes.
Sobretudo, o primeiro namorado ou o
primeiro marido não sabem o que
perderam em não esperá-la madurar.
Ali está uma Mulher, mais do que nunca
pronta para quem a souber amar!

CONTOS INFANTIS

SITES PARA CRIANÇAS


FIGURAS PARA COLORIR

Espaço Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Total de visualizações de página

Posts Populares