domingo, 22 de agosto de 2010

10 tipos de computadores

10 tipos de computador

O iMac é um desktop tudo-em-um da Apple
Reprodução / Apple
O iMac é um desktop tudo-em-um da Apple

Existem muitos termos usados para descrever computadores. A maioria dessas palavras indica o tamanho, o uso esperado ou a capacidade do computador. Embora o termo computador possa ser aplicado virtualmente a qualquer equipamento que tenha um microprocessador, a maioria das pessoas pensa no computador como um dispositivo que recebe do usuário informações através de um mouse ou de um teclado, as processa e as exibe na tela de um monitor.

Mas vários são os tipos de computador e cada tipo pode ser subdividido em novos tipos. Você conhece os diferentes tipos de computadores?


1. PC

O computador pessoal (PC) define um computador projetado para uso geral de uma única pessoa. Embora um Mac seja um PC, a maioria das pessoas relaciona o termo com sistemas que rodam o sistema operacional Windows. Os PCs ficaram conhecidos primeiro como microcomputadores, porque ele eram um computador completo, mas construído em uma escala muito menor que os grandes sistemas em uso na maioria das empresas.

2. Desktop

Desktop
Um PC que não é desenhado para portabilidade é um computador desktop. A expectativa com os sistemas desktop é de que você vai colocá-lo em um local permanente, como a sua estação de trabalho no escritório ou em seu home office. A maioria dos desktops oferece mais poder, mais capacidade de armazenamento e maior versatilidade por menos custo que seus irmãos portáteis.

3. Laptop

Laptop
Também chamados notebooks, os laptops são computadores portáteis que integram, em um único pacote operado à bateria e levemente maior que um livro de capa dura, monitor, teclado e mouse (ou trackball), processador, memória e disco rígido. A grande vantagem do laptop é que eles dão mobilidade ao usuário sem perda de performance. Uma variação recente dos laptops são os netbooks e os PCs ultramóveis (UMPCs). Para saber mais sobre eles, leia o artigo "Qual a diferença entre notebooks, netbooks e UMPCs?"


4. PDA

PDA
Os Personal Digital Assistants (PDAs) são computadores firmemente integrados que, com frequência, usam memória flash em vez de disco rígido para armazenamento. Esses computadores geralmente não têm teclado, mas se baseiam na tecnologia de tela sensível ao toque para a entrada de dados pelo usuário. Os PDAs são geralmente menores que um livro de bolso, muito leves e com bateria de duração e vida útil razoável. Uma versão levemente maior e mais pesada do PDA é o computador de mão, ou handheld.

5. Workstation

O quinto tipo de computador é a workstation, ou estação de trabalho. Uma workstation é simplesmente um desktop com um processador mais poderoso, memória adicional e capacidade melhorada para desempenhar um grupo especial de tarefas, como renderização de gráficos 3D ou desenvolvimento de jogos.

6. Servidor

Um servidor é um computador que foi otimizado para prover serviços para outros computadores de uma rede. Dependendo da rede, os servidores podem ter processadores poderosos, muita memória e discos rígidos grandes. Mas há servidores que são computadores comuns, usados ou para redes pequenas, ou para armazenar dados remotamente ou para uso dedicado de web sites.

7. Mainframe

Os primeiros mainframes ocupavam uma sala inteira
IBM
Nos primeiros dias da computação, os mainframes foram computadores enormes que podiam encher uma sala inteira ou mesmo um andar todo. Como o tamanho dos computadores diminuiu e a capacidade de processamento aumentou, o termo mainframe caiu em desuso, em favor do servidor corporativo (enterprise server). Você ainda ouve o termo ser usado, especialmente em grandes empresas e em bancos, para descrever as enormes máquinas que processam milhões de transações todos os dias.

8. Minicomputador

Outro termo raramente usado, os minicomputadores ficam entre os microcomputadores (PCs) e os mainframes (enterprise servers). Os minicomputadores são chamados hoje de servidores midrange, ou servidores intermediários.

9. Supercomputador

Supercomputadores podem custar milhões de dólares
Cray Supercomputer
Este tipo de computador geralmente custa centenas de milhares ou até milhões de dólares. Embora alguns supercomputadores sejam um sistema de computador único, a maioria abrange múltiplos computadores de alta performance trabalhando em paralelo como um sistema único. Os supercomputadores mais conhecidos são feitos pela Cray Supercomputers.

10. Computador vestível

Computadores vestíveis podem ser usados em processos de automação industrial em que trabalhadores precisam ter as mãos livres
Divulgação / Georgia Tech Research Institute

A última tendência em computação são os computadores vestíveis. Essencialmente, aplicações comuns para computadores (e-mail, banco de dados, multimídia, calendário/agenda) são integrados em relógios de pulso, telefones celulares, visores e até roupas.

Para mais informações leia os artigos (em inglês) sobre roupa computadorizada, relógios inteligentes e PCs de tecido.







domingo, 1 de agosto de 2010

Computadores "tudo em um" economizam espaço e são fáceis de transportar


Um modelo de computador quase desconhecido por grande parte dos consumidores, mas que se destacou em uma recente pesquisa sobre vendas no primeiro trimestre do ano é o all-in-one ou “tudo em um”, em português.

Esse tipo de PC reúne em um único equipamento monitor e drive para CD ou DVD já que sua principal característica é não ter o gabinete separado do conjunto.

Os destaques são o design, leveza, economia de espaço – porque dispensa o emaranhado de cabos – e a facilidade de transportar de um cômodo para outro da casa ou escritório. Mas o preço sempre será mais caro que um equipamento similar vendido com o gabinete, um ponto fraco que pode até valer a pena se o consumidor realmente não abre mão das vantagens.

Vendas começam a crescer no Brasil

Na semana passada, em um relatório de vendas divulgado pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), os computadores "tudo em um" – que antes nem apareciam nas pesquisas – começou a despontar nesse mercado. Nos três primeiros meses de 2010 foram comercializadas 30 mil unidades. O número é pequeno – e representa apenas 2% do total do mercado de desktops -, mas é um bom começo, já que em levantamentos anteriores as vendas de máquinas all-in-one eram tão pequenas o suficiente para desprezar essa categoria no relatório final.

Os notebooks e netbooks, que registraram no período analisado uma alta de 70% nas vendas em relação ao mesmo trimestre do ano passado, chegaram recentemente a 1,362 milhão de computadores vendidos. Os desktops de mesa registraram 1,536 milhão de unidades comercializadas (queda de 1%).

Ivair Rodrigues, diretor da IT Data, empresa que realizou a pesquisa, diz que ainda é cedo para considerar como tendência o crescimento dos computadores com tudo integrado.

- A oferta de modelos desse tipo de máquina é recente no Brasil quando se compara com os PCs tradicionais. A indústria ainda não sabe nem ao certo o perfil de consumidor que busca por esse aparelho, então para impulsionar as vendas falta uma estratégia clara de mercado.

Atualmente, a Apple, Positivo, HP e Semp Toshiba são as principais marcas desse segmento. A Sony já teve um modelo "tudo em um" lançado no Brasil, mas o produto não é mais oferecido. A Dell apresentou um novo computador sem gabinete no começo do ano em outros países. Para o Brasil, a marca ainda não tem previsão de oferta. Os preços vão de R$ 1.200 a R$ 7.400, dependendo das configurações e tamanho da tela de cada PC.

Notebooks com cheiro


Á você deve tar se Perguntando Notebooks com cheiro???
e claro amigos a ASUS lançou recentemente uma linha exclusiva de notebooks com aromas diferentes, combinando com o design de cada modelo. Pena que com o tempo o cheiro agradável vai desaparecendo, de acordo com o uso.

O Floral Blossom, na cor rosa, imita o odor de uma flor. O Musky Black, tem cheiro de terra e é acinzentado com desenhos no estilo grafite. O Morning Green com odores que fazem referência à manhã, vem em tons esverdeados. E o Aqua Ocean reúne gravuras na cor azul que simulam o céu e as ondas do mar, e seu odor reforça para o usuário essas imagens.

E não e so isso nao Pessoal a configuração desses Notebooks são
Otimas, os laptops vêm com uma tela de 13,3 polegadas, processador Intel Core 2 Duo, disco rígido de até 320 GB, webcam integrada e até 4GB de memória DRAM. Eles também têm um scanner com reconhecimento de impressão digital para proteger o acesso.

A Asus infelizmente não divulgou os preços e nem a data de início das vendas.

fonte:Wnews


Agradecimentos

Quero deixar aqui minha gratidão, em primeiro lugar a Deus pela possibilidade de viver nesse tempo e também aos amigos e amigas que passaram por aqui e dividiram comigo aprendizado e conhecimento. Grande abraço a todos.

Tributo a mulher madura

TRIBUTO À MULHER MADURA
O rosto da mulher madura entrou na
moldura dos meus olhos.Há uma serenidade nos seus gestos, longe dos desperdícios da adolescência,
quando se esbanjampernas, braços e bocas ruidosamente.
A adolescente não sabe ainda os limites do
seu corpo e vai florescendo estabanada.
É como um nadador principiante,
faz muito barulho, joga muita água
para os lados.
Enfim, desborda.A mulher madura nada no tempo e
flui com a serenidade de um peixe.
O silêncio em torno de seus gestos
tem algo do repouso da garça
sobre o lago.Seu olhar sobre os objetos não
é de gula ou de concupiscência.
Seus olhos não violam as coisas,
mas as envolvem ternamente.
Sabem a distância entre o corpo
e o mundo.Ela é assim: tem algo de orquídea
que brota exclusiva de um tronco, inteira.
Não é um canteiro de margaridas jovens tagarelando
nas manhãs.A mulher madura é um ser luminoso e
repousante às quatro horas da tarde,
quando as sereias se banham e saem
discretamente perfumadas com seus filhos
pelos parques da cidade.
Pena que seu marido não note,
perdido que está nos afazeres do dia a dia.
Ele não sabe, mas deveria voltar
para casa tão maduro quanto
Yves Montand e PaulNewman,
quando nos seus filmes.
Sobretudo, o primeiro namorado ou o
primeiro marido não sabem o que
perderam em não esperá-la madurar.
Ali está uma Mulher, mais do que nunca
pronta para quem a souber amar!

CONTOS INFANTIS

SITES PARA CRIANÇAS


FIGURAS PARA COLORIR

Espaço Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Total de visualizações de página

Posts Populares