Afinal milhares de micróbios como fungos e bactérias podem ficar alojados em determinados locais onde se suja muito e pouco se limpa. O grande exemplo disso é a parte de externa da máquina e seus periféricos, que expostos a diversas condições do ambiente podem muito bem virar criadouros de germes. Principalmente se não há higiene do usuário…
A limpeza da parte externa é bem mais tranquila e você, mesmo manjando pouco de computador, pode executar a tarefa. Material necessário para isso: um pano ou flanela e materiais de limpeza. O mais recomendado é utilizar produtos específicos para a limpeza de computadores. Um deles é uma cera chamada Limplex especial para computadores e que é aplicada com a ajuda de uma esponja diretamente na sujeira, fazendo uma limpeza à seco em partes plásticas e metálicas. Após passar o produto, limpe-o com um pano seco e voilá, sua máquina estará limpa e de certo modo com uma leve proteção.
Agora a dica para você caro companheiro que também não tem este produto específico. A utilização do tradicional Veja multiuso é muito citada e pode ser usada desde que o produto seja aplicado no pano e em seguida passado nas partes metálicas e plásticas do gabinete ou teclado. Nunca aplique o produto diretamente nos componentes, pois o mesmo pode escorrer para dentro deles e afetar as partes internas eletrônicas.
No caso dos monitores a dica é utilizar soluções específicas para limpar telas, principalmente as de LCD. O produto é encontrado facilmente e existem até flanelas antiestáticas para que não se danifique o equipamento que possui magnetismo. Voltando à alternativa caseira, se você ainda não comprou o produto, passe um pano levemente úmido com água. Produtos como o Vidrex não são recomendados na fala politicamente correta, porém se desconhece problemas em decorrência de seu uso. Seque bem a área!
O teclado é o mais trabalhoso. O ideal é desmontar todas as teclas e deixá-las de lado arrumadas em sua posição original para não perder a ordem. Depois pegue o pincel e passe-o varrendo toda a sujeira e fios de cabelo encontrados na parte emborrachada que ficava escondida.
Então vá limpando cada uma das teclas retirada com os produtos já citados e encaixando novamente uma a uma em seus respectivos lugares. Cuidado para não trocar as letras ou teclas de comando. Depois de uma limpeza profunda, nas próximas vezes basta apenas passar um pano com um produto específico e o aspirador no modo reverso para espantar a sujeira.
Um mouse hoje em dia geralmente é óptico, o que facilita muito o trabalho de limpeza pois basta passar um pano nele e pronto. Mas se você é nostálgico, talvez vintage, e ainda utiliza aqueles de bolinha, o ideal é você destravar o compartimento em que ela fica (geralmente fazendo o movimento de giro no sentido anti-horário), retirar pelota com a ajuda de alguma chave de fenda ou coisa do tipo e limpar os roletes que ficam lá dentro, além de lavar a bolinha. Isso pode em muitos casos eliminar problemas de navegação, como um mouse apresenta quando fica agarrando ou impreciso. Se possível use mousepad, este encosto pode evitar o acúmulo de sujeira.
Depois dessas dicas o seu PC estará brilhando, novinho em folha. Porém vale lembrar que, além disso, os seus hábitos devem mudar e você deve ser mais higiênico. Portanto evite comer na mesa do computador e utilizá-lo quando você estiver sujo, lave as mãos sempre que possível. Ah, uma capa protetora também cairia bem…