
Um modelo de computador quase desconhecido por grande parte dos consumidores, mas que se destacou em uma recente pesquisa sobre vendas no primeiro trimestre do ano é o all-in-one ou “tudo em um”, em português.
Esse tipo de PC reúne em um único equipamento monitor e drive para CD ou DVD já que sua principal característica é não ter o gabinete separado do conjunto.
Os destaques são o design, leveza, economia de espaço – porque dispensa o emaranhado de cabos – e a facilidade de transportar de um cômodo para outro da casa ou escritório. Mas o preço sempre será mais caro que um equipamento similar vendido com o gabinete, um ponto fraco que pode até valer a pena se o consumidor realmente não abre mão das vantagens.
Vendas começam a crescer no Brasil
Na semana passada, em um relatório de vendas divulgado pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), os computadores "tudo em um" – que antes nem apareciam nas pesquisas – começou a despontar nesse mercado. Nos três primeiros meses de 2010 foram comercializadas 30 mil unidades. O número é pequeno – e representa apenas 2% do total do mercado de desktops -, mas é um bom começo, já que em levantamentos anteriores as vendas de máquinas all-in-one eram tão pequenas o suficiente para desprezar essa categoria no relatório final.
Os notebooks e netbooks, que registraram no período analisado uma alta de 70% nas vendas em relação ao mesmo trimestre do ano passado, chegaram recentemente a 1,362 milhão de computadores vendidos. Os desktops de mesa registraram 1,536 milhão de unidades comercializadas (queda de 1%).
Ivair Rodrigues, diretor da IT Data, empresa que realizou a pesquisa, diz que ainda é cedo para considerar como tendência o crescimento dos computadores com tudo integrado.
- A oferta de modelos desse tipo de máquina é recente no Brasil quando se compara com os PCs tradicionais. A indústria ainda não sabe nem ao certo o perfil de consumidor que busca por esse aparelho, então para impulsionar as vendas falta uma estratégia clara de mercado.
Atualmente, a Apple, Positivo, HP e Semp Toshiba são as principais marcas desse segmento. A Sony já teve um modelo "tudo em um" lançado no Brasil, mas o produto não é mais oferecido. A Dell apresentou um novo computador sem gabinete no começo do ano em outros países. Para o Brasil, a marca ainda não tem previsão de oferta. Os preços vão de R$ 1.200 a R$ 7.400, dependendo das configurações e tamanho da tela de cada PC.
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